12 dicas para um bom namoro – (VERDADE REVELADA)

12 dicas para um bom namoro

O início de um relacionamento costuma ser mágico. É aquela sensação de pensar no outro 24 horas por dia; torcer para o final de semana chegar logo para que vocês possam se reencontrar; planejar um jantar romântico para o sábado, um cineminha para o domingo, entre muitos outros planos para poder ficar mais tempo perto da pessoa desejada.

12 dicas para um bom namoro

Porém, esta é também uma fase em que o homem e a mulher ainda estão se conhecendo mais profundamente, compartilhando ideias; iniciando não só um namoro, mas, também, uma relação que deve ser de amizade, respeito e cumplicidade.

E, exatamente por ser essa uma fase de conhecimento mútuo, é comum querer encantar o companheiro, mostrar suas qualidades, seus pensamentos sobre diferentes assuntos, suas boas ideias etc. Mas é fundamental, sobretudo, se revelar ao próximo exatamente como você é.

“O mais importante é que as pessoas não criem autoimagens irreais a fim de agradar ao outro”, destaca Maria Cristina Gomes, psicóloga clínica que faz atendimento individual, de casal e família, e profissional da Personare.

Cada pessoa leva para uma nova relação tudo aquilo que viveu até o momento e é isto que a faz ser única e especial. “Certas máscaras iniciais podem ser inevitáveis, mas elas não serão sustentadas por muito tempo. Agir conforme nossos princípios e mostrar como realmente somos ao outro é essencial para quem deseja manter uma relação duradoura, construída sobre alicerces fortes e seguros”, acrescenta a profissional. Conheça o curso programa relacionamento na pratica AQUI.

1 – Só comece a namorar quando tiver a convicção de que quer, um dia, se casar. Sem um objetivo na vida, tudo o que fazemos fica vazio; o namoro também, se não tem uma meta, não tem sentido.

2 – Antes de começar a namorar alguém, conheça-o bem por meio de uma boa amizade. É na amizade que surge o namoro, e ela serve também como um pré-namoro. Não seja afoito, não comece a namorar só porque o outro tocou seu coração;. Conheça-o primeiro.

3 – Faça do seu namoro um tempo de conhecimento do outro e um meio de ele conhecer você. Sem isso, não será possível saber se o namoro deve continuar ou não. Não se ama quem não se conhece. Então, cada um se revele ao outro com sinceridade.

4 – Não tenha medo de mostrar ao outro a sua realidade e de sua família. Se ele não o aceitar como você é, e também sua família, com todas as qualidades e defeitos, é porque não o ama de verdade.

5 – Cumplicidade

Tá aí uma palavrinha mágica para muitos namoros de sucesso. Ter um relacionamento é também ser amiga, cúmplice e companheira do seu parceiro ou parceira. Cultive uma amizade próspera e apoie sempre nos bons e maus momentos.

6 – Relembrar é viver

Datas comemorativas ou lugares que proporcionem boas lembranças ao casal podem ser ótimos pretextos para aflorar o romance. Mostre o quanto foram importantes e reviva momentos apaixonados.

7 – Ciúmes

Sabemos o quanto é difícil em alguns momentos conter o ciúme, ainda mais quando as “inimigas” estão soltas por aí. Lembre-se: confiança é um dos pilares do seu relacionamento. Confie no seu boy ou girl, mas manter um olho aberto é permitido.

 8 – Seja responsável pela sua felicidade

Lembre-se sempre, nem que seja necessário tirar um tempo para isso, mas não esqueça que você é a única pessoa responsável pela sua felicidade. Não jogue essa responsabilidade para a outra pessoa.

9 – Assuma seus erros

Se você sabe, tem consciência que fez algo que machucou o seu namorado, intencionalmente ou não, assuma os seus atos, peça desculpas, mas com sinceridade.

Evite inventar desculpas, justificativas, ou ser irônica dizendo coisas como “Me desculpe por você ter me chateado”.

Sua sinceridade, além de melhorar a relação, irá fazer com que quando ele erre, também assuma os erros e peça desculpas. Desta maneira, o relacionamento de vocês estará cada vez mais próximo de ser um namoro perfeito, baseado em confiança e respeito.

10 – Escute o seu namorado

Pode ser que a única coisa que o seu namorado quer seja alguém para escutar o que ele tem a dizer, os seus problemas, confidências, tristezas, qualquer coisa que ele queira falar.

Outras vezes ele quer o seu conselho. Ser uma pessoa que o escuta, se resume em alguém que presta atenção no que ele está falando, e se importa. Escutar o seu namorado irá melhorar o seu relacionamento de diversas maneiras. Irá ajudar vocês a resolverem suas diferenças, sem que precisem levantar a voz e brigar, além do que vocês irão se conhecer cada vez melhor.

11 – Peça o que você realmente quer

Muitas vezes nós acreditamos que nosso namorado nos conhece tão bem, que ele saberá exatamente o que a gente precisa na hora que precisamos. Quando fazemos isso, acabamos criando expectativas, e da mesma maneira que elas são criadas rapidamente, elas são desfeitas.

Isso pode fazer com que passemos a questionar a nossa conexão com ele, o que de fato não é real, por isso o melhor é falar exatamente o que queremos. Tenha em mente que “falar exatamente o que queremos” vale para tudo, desde o emocional até o sexual.

12 –  Aceite o seu parceiro do jeito que ele é

O mundo está cheio de pessoas, porém você o escolheu para ser seu namorado, do jeito que ele é, certo? Não há como ter um namoro perfeito sem que ambos se aceitem e se amem da maneira que são.

A melhor hora para decidir que tipo de namorado você quer é antes de começar a namorar. Se você está sempre tentando mudar o seu namorado, a única coisa que conseguirá é fazer deixar a outra pessoa triste.

Claro que ninguém é perfeito para ninguém, porém aos poucos vocês vão se adaptando um ao outro, se conhecendo melhor e aceitando as diferenças para ter um namoro perfeito. Agora, não acredite que conseguirá mudar alguém.